4 de abr. de 2012

Israel IZ Kamakawiwo'ole



Israel IZ Kamakawiwo'ole
no youtube: http://youtu.be/V1bFr2SWP1I


Hoje, na aula de hidro, o relaxamento teve como fundo musical "Somewhere Over the Rainbow". Já tinha ouvido essa canção dezenas de vezes, pois foi gravada por todos os cantores possíveis e imagináveis... mas nunca prestei a devida atenção.


Acho que o momento foi feliz, na água morna da piscina, deitada numa bóia e olhando o teto alto e iluminado pela luz do sol da manhã, e a música em ecos pelas paredes da academia tocou meu coração... me fez pensar num arco-iris e relaxar.


Israel, a voz mais macia que já ouvi, nasceu em Honolulu, 20 de Maio de 1959 e foi um cantor muito popular no Havaí


Era famoso em sua terra natal não só pela música ,mas pelas suas raízes. Era descendente de uma linhagem pura de nativos havaianos. Nunca ocultou a sua posição a favor da independência do Havaí e de defesa dos direitos do povo havaiano.


"Somewhere Over the Rainbow", do filme O Mágico de Oz, interpretado por Israel, nos dá prazer não só pela suavidade com que canta, mas pelo seu ukulele, o que rapidamente tornou-o um êxito mundial e que lhe rendeu vários prêmios.


Ao longo da sua carreira musical, Israel teve muitos problemas de saúde relacionados com o seu peso excessivo - 343 kg num corpo de 1,88 m - e em 1997 com apenas 38 anos, faleceu devido a problemas respiratórios causados pela obesidade mórbida. Que perda!


Mais de 10 mil pessoas compareceram ao seu funeral e suas cinzas foram espalhadas pelo Oceano Pacífico na praia em M'kua dia 12 de julho de 1997, como mostra o vídeo.


É incrível como acontecem milhares de coisas paralelamente às nossas vidinhas que escorrem simples pelaí, que passam despercebidas, que não temos oportunidade de saber, que não pudemos viver...


O lado bom é que algumas dessas coisas ficam na história, para mais à frente vislumbrarmos...


Prazer em conhecê-lo Israel!


O site Oficial :
http://www.izhawaii.com/download/


Outra dica é a fantástica e diferente interpretação de Eva Cassidy. Recomendo.

Nenhum comentário: