4 de ago. de 2016

Milhares de minutos


Igreja Matriz de São Vicente - SP construida em 1554 

Na Vila de São Vicente onde aportaram os portugueses em 1502, a pequena e singela igreja Matriz, caiada de branco mostra em no seu pórtico a grafia do ano 1757, mas seu esqueleto está alí erigido desde 1554 sobre sua própria ruina de 200 anos antes. Suas paredes, mesmo as que caíram, acumulam hálitos de milhares de suplicantes de graças e bênçãos e outros, em menor quantidade, de agradecimentos por alegrias alcançadas. 

O assoalho, mesmo nos que nem existiam antes deste, têm as marcas de outros milhares de joelhos e pés, sulcados e envergados com o peso de tantas promessas. A saga de Jesus em pinturas emolduradas e penduradas na parede traz em ordem cronológica as marcas ocultas de milhares de olhares que alí se fixaram em sentimentos de compaixão e fé. 

Nesses 460 anos de missas, carmas, mantras, rezas, sermões o odor doce de pinho rosa do madeirame e o acre do mofo inevitável levitam na penumbra que esconde santos milagreiros, sob comando de São Vicente Martir, o padroeiro. Piscantes velas elétricas – que a modernidade trouxe - não exala o mesmo cheiro que as velas tradiconais. 

No chão da nave se pisa em quatro lápides de ilustres cristãos ali enterrados nos tempos de descobertas do Brasil, e entre elas pode-se ler talhado num mármore: “aqui jaz um imnocente que nasceo em março de 1767 e falaceo em janeiro de 1768” – um bebê com 10 meses se sobrenome Vianna. 

Em apenas trinta minutos que ali fiquei sentada nesses bancos, viajando pela história das gentes que ali estiveram,  a partir deste agosto de 2016 o meu olhar, meu hálito, meus pés se juntaram a milhares de outrens que alí estiveram nesses 462 anos... Emocionante! 

leituras para se saber mais:
https://pt.wikipedia.org/wiki/São_Vicente_(São_Paulo)
https://paulovictor.wordpress.com/2007/01/08/historia-de-sao-vicente/
http://www.youblisher.com/p/1486992-Jornal-Vicentino-2656/
http://www.citybrazil.com.br/sp/saovicente/atracoes-turisticas/atrativos-culturais/2
http://diariodemotocicleta.com.br/blog_da_expedicao_diario_de_motocicleta.asp?PK_BLOG=468&QL_MENU=Litoral

Nenhum comentário: