“Se deixou levar por sua convicção de que os seres humanos não nascem para sempre no dia em que as mães os dão à luz, e sim que a vida os obriga outra vez e muitas vezes a se parirem a si mesmos.” (Gabriel García Márquez, em "O amor nos tempos do cólera")

10/09/2009

Grafitti feito com lã


Achei "dez" este movimento! KnittaPlease (Tricote Por favor). Foi criado nos Estados Unidos, em Houston, no Texas, em 2006, e vem ganhando adeptos ao redor do mundo: o de cobrir coisas públicas com tricô. Os grupos já "embrulharam" árvores, corrimãos, postes de luz, hidrantes, semáforos e outras estruturas públicas com tricô. O movimento é uma forma de "grafitti", mas com lã. Um hobby interessante. 

Chamado de "Yarn Bombing" (Bombardeio de novelos), o movimento começou com a americana Magda Sayeg. Ela cobriu o trinco da porta de sua loja de roupas com tricô e chamou a atenção das pessoas e a inspirou em criar o grupo KnittaPlease onde pode reunir interessados no mesmo tipo de trabalho manual. Este movimento ganhou o mundo. No Flickr há álbuns com deliciosas fotos do trabalho na França e em El Salvador, China... e se espalhou por países como Holanda, Suécia, Finlândia, Canadá, China, Austrália e Reino Unido. 

  A ideia é bombardear a cidade com trabalhos de arte tricotados e vibrantes, embrulhar com tricô coisas simples, como uma garrafa de cerveja a monumentos públicos e estruturas urbanas. Ela também criou um website para publicar fotos dos monumentos e objetos cobertos com o tricô e formou a base para outros grupos também publicarem os objetos tricotados ao redor do mundo. Um dos projetos mais ousados já realizados foi cobrir um ônibus com tricô. O trabalho levou uma semana e contou com dezenas de voluntários. Usaram agulhas bem grossas e dezenas de novelos para cobrir o veículo todo e ficou incrivel! Mas nas fotos do site pude ver também um tanque de guerra

Em São Paulo, na Vila Mariana, há poucos dias atrás, observei várias árvores e postes, um seguido do outro, amarrados ou envolvidos delicadamente com um tecido semelhante a um "cachecol" de cor amarela, talvez lã... Chamou atenção porque quando e onde se viu uma árvore ou um poste agasalhado propositalmente em Sampa? Me fez refletir sobre a cidade e suas mazelas. É uma mensagem de carinho, um recado de que podemos e precisamos amar nossa cidade. Dá sensação de aconchego numa cidade toda destruida com sujas pixações. Vou pesquisar, mas creio que se trata de algum movimento deste tipo do Knittaplease. Será? Tomara! Eu bem que aderiria! 

O que encontrei: Existe um livro sobre o movimento: "Yarnbombing: The Art of Knit Graffiti" ou "Yarnbombing: A Arte do Grafitti de tricô" (Mandy Moore and Leanne Prain) 

O site do bombardeio: http://yarnbombing.com/ 

2 comentários:

Elenara Stein Leitão disse...

Que interessante, nunca tinha ouvido falar a respeito. Gostei.
Bjos

Yumi disse...

^^


Interessante... xDD

Olha eu de volta!!! \o/




x]]~~