4 de ago. de 2010

Quanto atraso ainda se vive no mundo!

A toda hora a gente se depara com ideias atrasadas, caducas. Cada cultura, pelo mundo afora, segue as tradições de seus povos. Mas evoluir urge! Tradição cheira mofo! Espanhõis que matam seus touros há séculos, mancham com sangue a sua terra. Dela nada brotará para matar a fome da humanidade. Povos que praticam matanças lembram os sacrifícios que povos primatas realizavam para agradecer chuva e colheita! Seguem listas inconcontáveis de atrocidades em nome destas tradições ou rituais religiosos. Sejam caçadas aos golfinhos lá na Dinamarca, ou rituais de magia no Brasil que torturam até a morte os gatos pretos. E iranianos ainda apedrejam as vítimas de leis moralistas. E as mulheres são presas fáceis destas leis "imorais". Esta campanha para salvar Sakineh é uma campanha que precisa vingar, para que seu exemplo contamine a humanidade na sua necessidade de progresso.




Notícia de http://www.avaaz.org/

A pressão internacional livrou a iraniana Sakineh Ashtiani do apedrejamento, mas ela ainda poderá ser enforcada. O Irã quer recusar a oferta de asilo oferecida pelo Presidente Lula, mas se ele se comprometer a negociar com o Irã, ele poderá salvar a vida de Sakineh -- envie uma mensagem para o Lula peça para ele não desistir até que a Sakineh seja salva:

Graças à comoção no Brasil e o mundo, o Presidente Lula ofereceu asilo à Sakineh Ashtiani, a mulher iraniana condenada à morte por apedrejamento. Porém hoje de manhã o governo iraniano insinuou que a oferta seria rejeitada.


O governo do Irã ouve o Lula. Se ele se comprometer a fazer o que for preciso, ele poderá salvar a Sakineh. E nós sabemos que o Lula ouve a opinião pública, na semana passada, a comoção popular fez ele mudar de idéia e oferecer asilo à Sakineh.


As nossa vozes podem ajudar a salvar a vida de Sakineh e trazer esperança para as pessoas condenadas ao apedrejamento. Clique abaixo para enviar uma mensagem para o Presidente Lula pedindo para ele não desistir e negociar com o Irã até que a Sakineh seja salva.

http://www.avaaz.org/po/lula_salve_sakineh/?vl

Sakineh foi condenada à morte por apedrejamento por supostamente ter tido relações com outros homens... anos após a morte de seu marido. Seus dois filhos lançaram uma campanha para salvá-la, gerando uma repercussão internacional. Com a pressão, o governo iraniano decidiu revocar o apedrejamento, porém ainda querem executá-la por enforcamento.

Devido ao esforço por uma diplomacia paciente com o Irã, o Presidente Lula é a única pessoa que poderá salvar a Sakineh. Após ele ter recusado intervir, cidadãos brasileiros se mobilizaram pela Internet para defender a Sakineh, como resultado alguns dias atrás ele mudou de opinião e ofereceu asilo a ela. Após a intervenção do Lula, o governo iraniano começou a tratar melhor a família de Sakineh.

Um porta-voz iraniano afirmou que o Lula estava mal informado sobre o caso, porém esta não parece ser a palavra final do governo iraniano sobre a proposta de asilo. O Irã poderá tomar uma decisão sobre a execução de Sakineh ainda esta semana. Não temos muito tempo – vamos enviar uma mensagem clara para Lula insistir na libertação da Sakineh:


http://www.avaaz.org/po/lula_salve_sakineh/?vl


A luta da Sakineh trouxe o apedrejamento para os holofotes da mídia internacional pela primeira vez em anos. Se nós nos agirmos agora, poderemos provar que o mundo não aceita estas práticas brutais, e não somente poderemos também salvar uma vida, como daremos esperança para as outras 15 pessoas aguardando a morte por apedrejamento no Irã e todos aqueles aguardando uma execução injusta em presídios mundo afora. Vamos agir enquanto há tempo para garantir que o Brasil cumpra a sua responsabilidade de proteger os direitos humanos, seja onde for.

Com esperança, a equipe Avaaz


Leia mais:

Lula propõe a Irã receber no Brasil condenada a apedrejamento:
http://g1.globo.com/politica/noticia/2010/07/lula-propoe-ira-receber-no-brasil-condenada-apedrejamento.html

Internautas fazem campanha "Liga Lula" contra apedrejamento de iraniana:
http://noticias.r7.com/internacional/noticias/campanha-pede-que-lula-interceda-por-iraniana-condenada-a-morte-20100727.html


Irã diz que Lula é emotivo e tem pouca informação sobre iraniana condenada:
http://www.abril.com.br/noticias/mundo/ira-diz-lula-emotivo-tem-pouca-informacao-iraniana-condenada-584092.shtml

Nenhum comentário: