15 de mai. de 2011

2011 está uma trovoada



Quando comecei a escrever esta história, estava bem cética quanto aos acontecimentos de 2011. É porque ele mostrou a que veio e assim que nasceu colocou sua cara feia num porta-retrato exibindo um sorriso azedo e mal encarado. Mas depois, fui vendo que a sorte também se impõe e intercala bons agouros, e que nem tudo pode estar perdido. Então, refiz a história com um misto de bons e maus acontecimentos. Escolhi pincelar otimismo mesmo com as trovoadas predominando. Diga-me você, para que lado ela penderá?


2011 não está razoável. Um drama! A mim tem atropelado o tempo todo! Entrei o ano com a mão infeccionada pela unhada da gata da filhota, a Tina. Bem no réveillon! A praia nunca foi tão mal aproveitada! Que férias se pode ter com tanta dor, remédios e noites mal dormidas? A cura da infecção andou a passos de tartaruga e ainda hoje, cinco meses passados, ainda sinto o tendão fisgar.

Mas, pela televisão, viu-se uma tragédia ainda maior para o povo de Petrópolis, morrendo e desaparecendo nas violentas chuvas e enxurradas, em avalanches dos morros. Convivemos no mês de janeiro com tanta noticia triste. Lembro-me vivamente daquela mulher sendo salva do telhado de sua casa, içada por uma corda, em meio à violenta enxurrada e seu cachorrinho escapou dos seus braços. Chorei copiosamente. Meu machucado era fichinha...

Continuei cheia de problemas desde a unhada, o ano segue bem tumultuado. A empregada, com seis meses de gravidez indesejada entrou de licença e desde o dia 1º de fevereiro levanto muito mais cedo para cuidar da casa e dos bichos, mesmo com minha hérnia de disco a todo vapor, anunciando que precisa ser operada. Nem pensar! Vou administrando as dores como posso. A boa noticia é que estou fazendo pilates e também emagreci um bocado, e isso, mais as caminhadas intercaladas em algumas manhãs, estão me ajudando com as dores. E a asma deu trégua! Viva! A sorte também mostra seus dentes!

Num trânsito infeliz, bati o carro, logo em janeiro, e o cara que entrou na minha porta, fugiu. Amassou de leve, mas sabe como é conserto de carro e quanto vai custar? Estou dirigindo com ele batido mesmo. E como a sorte ronda, a batida foi fraca e ninguém se machucou.

Na mesma semana da batida, quebrou a bomba de gasolina e isso, segundo o mecânico,  era um risco grande que poderia causar uma explosão do carro devido ao vazamento de gasolina. Lá foi uma grana! Sem contar que este mês tem despesas extras como IPVA, IPTU, DPVAT, Licenciamento, Inspeção veicular, e em maio vence o seguro. Mas a sorte novamente sorriu e escapei de um acidente mais drástico. Já pensou no carro explodindo?

Não contente, quem explodiu foi minha TV. Dia 21 de janeiro ela literalmente deu um estouro que os gatos correram para debaixo da cama e eu quase infarto de susto! Mais grana e transtornos, porque sem TV ninguém merece! Foram 15 dias para consertar! Onde vamos parar com estes serviços de péssima qualidade?

Uma mesa de vidro espatifou-se na cozinha de casa, no dia seguinte ao estouro da TV. Quase infarto quando a empregada liga no trabalho, aos prantos, para contar a tragédia. Ela chorava mais do que explicava. Pensei em todas as catástrofes do mundo! Mas nada aconteceu com ela. Não se machucou e nem o bebê nasceu precipitadamente, apenas o susto.

Isso tudo é porque eu disse que ia vender o carro e vender o apê, para economizar, saindo do condomínio caro e indo morar mais perto do trabalho. Precisava de toda grana possível para esse negócio. Daí, deu a louca no mundo e os imóveis dobraram de preço! Fora o incômodo entra e sai de compradores e os decepcionantes apartamentos à venda. Estressante! Desisti do projeto. 

Nesta mesma semana minha pressão arterial subiu a 14x9! Primeira vez que acontece isso em minha vida. Mas ainda bem que foi a primeira e última, pois todos os dias seguintes ela voltou ao normal: 11x6!

Minha tia Alice faleceu em 3 de março. Ficará em minha lembrança a sua doce expressão de bondade. Tia querida e amada. Vou me lembrar da interessante convivência dos pássaros “anús brancos” que participam com os coveiros na abertura e fechamento do túmulo em busca dos insetos que dali escapam. Parecem aves carpideiras que com seu canto agudo choram a morte e vivem por causa dela. Esse sim foi um episódio triste, porque como diz minha mãe: “tudo tem jeito, só não há solução para a morte".

Daí, veio o terremoto na Espanha. E antes, o terremoto no Japão e o vazamento da usina nuclear. E depois o assassinato do Bin Laden. E eu com isso? Ah, são coisas que me dão espasmos.

E hoje, 14 de maio, me chega uma intimação da delegacia do trabalho. A minha empregada "mui amiga até ontem" me botou no pau! Desta feita, sem entender direito, ainda estou sem respirar...

Ainda virá julho, que é quando dizem a gente entra no inferno astral do aniversário. Acho que não vai dar para fazer a tal festa que planejava juntar meus amigos nas minhas 57 primaveras que acontecem no inverno!

Esqueci alguma coisa?

XÔ 2011! Eu quero que você passe depressa! 

Sigo firme, tentando confiar no sorriso da sorte e, como o tempo tem passado rapidamente, logo virá 2012 e ele será esplendoroso! Ao menos escrevendo posso dar um final feliz para a minha história! E que após a tempestade vem a bonanza, e que eu não seja Ésquilo (525-455 a.C.), considerado o criador da tragédia...

4 comentários:

Andre Luis Aquino disse...

Em algumas linhas fui atualizado, eu que nem sabia que voce dirigia! Não vejo voce devem fazer uns bons anos, mas é bom saber que continuas aquela mesma guerreira!

Anônimo disse...

Porra! !!!!!!
O ano ainda nem chegou na metade e vc já está com essa coleção de fatos, digamos, nada favoráveis, isso para ser bem delicada. Está na hora de vc começar a berrar - SARAVÁ, SAI EXU DESTE CORPO QUE NÂO LHE PERTENCE!!!!!!!!!!
Meu ano também não começou nada bem: Bateram no meu carro, novinho (tinha 20 dias), minha cachorra morreu, Quebrou minha máquina de lavar, meu micro ondas, Choveu tanto em Ubatuba que a lama da rua invadiu a minha piscina, estorou o filtro de areia da mesma piscina e etc, etc, etc.... mas, amiga, acho que vc ganhou, mas para falar a verdade, neste tipo de quesito não quero competir com vc. O SANGUE DE CRISTO TEM PODER!!!!!!!!
Bjs Elenice
(Qualquer nova me conte)

Anônimo disse...

UFA PRIMA!!! Ainda bem sempre tudo tem os dois lados né? E vc está conseguindo ver um ponto positivo em cada "desgrama" que acontece. É isso aí vc é uma batalhadora e uma vencedora! Agora, essa da empregada mui amiga foi demais heim??? Ahhhhh...vamos ver se tem um lado bom da coisa??? rsrsrsrsr!
Força! Depois do início do novo ciclo de vida, as coisa melhoram!
Pra mim já vai começar a melhorar depois de amanhã!! Muita Luz em seu caminho. Ligia

Anônimo disse...

Amiga Eliana, meu Deus quanto eu queria ser mesmo um anjo da guarda para lhe ajudar, infelizmente sou apenas uma idosa perplexa com o rumo que minha vida tomou em 2007...
Minha querida aceite tudo o que a vida lhe dá, com coragem e amor no coração, se mire em mim, e acredite apesar de tanto sofrimento vale a pena. Um beijo e um queijo da amiga, solidária Jenny.
(sim parece que meu papagaio está gripado, já chamei a veterinária, ela virá em casa amanhã a tarde, depois lhe conto o que houve)