1 de abr. de 2013

Captura de Nelson Mandela na África do Sul










De perto não se pode ver qualquer significado nas colunas de aço pintadas de preto, com 31 metros de altura. De longe, a uma distância de 35 metros, e dependendo do ângulo, magicamente entra em foco o perfil instantaneamente reconhecível de Nelson Mandela, tão perfeito quanto sua fotografia. 

Essa escultura está instalada no local exato da prisão de Mandela - KwaZulu - onde foi capturado pela polícia de segurança do apartheid em 5 de agosto de 1962, quando tinha 44 anos de idade e que lhe custariam 27 anos de sua vida no cárcere.

O Monumento chama-se "Captura" e é obra de Marco Cianfanelli, um escultor sul-africano de Johanesburgo. 

Marco Cianfanelli nasceu em Joanesburgo, em 1970, e formou-se com distinção em Belas Artes, na Universidade de Witwatersrand, em 1992. Ele é um membro da equipe de projetos para o Parque da Liberdade, monumento nacional da África do Sul para a liberdade, situado em Pretória. Seus trabalhos podem ser encontrados em coleções públicas e privadas na África do Sul, Europa e Estados Unidos.

"Captura", foi inaugurada simbolicamente para marcar o 50 º aniversário da captura de Nelson Mandela, em agosto de 2012. 

Mais obras de Cianfanelli aqui: http://www.marcocianfanelli.com/index2.html

Nenhum comentário: