2 de abr. de 2014

Um Gato na orquestra sinfônica

Eu consigo chorar com cada coisa! É que o resultado dessa brincadeira, além da denguice do gatinho pianista, é ouvir uma emocionante sinfonia criada por uma orquestra da Lituânia para acompanhá-lo. Confesso: chorei!

A história é a seguinte: em abril de 2009, um maestro da Lituânia, Mindaugas Piečaitis, compositor e educador musical, foi contatado por e-mail por músicos e artistas da Filadélfia, Betsy Alexander & Burnell Yow, sobre a possibilidade da criação de uma peça de concerto para crianças, usando as filmagens do gato de Nora tocando piano. Nora aprendeu piano com Betsy que por sua vez, ensinou seu gato, que mostrou grande interesse pelo instrumento.

Já havia um tempo que o vídeo do gato pianista fazia sucesso no YouTube e foi visto por milhões de pessoas em todo o mundo. Intrigado com as tentativas do gato em fazer música, Betsy e Burnell convenceram o maestro Mindaugas a trabalhar uma sinfonia para as peças do gato. Configuraram uma conta online para troca dos vídeos existentes. Depois que eles editaram um novo vídeo, juntando os recortes dos diversos outros, o compositor criou um acompanhamento orquestral.

Para o enorme prazer das muitas crianças na platéia, o concerto “CATcerto” estreou em junho de 2009 pela Orquestra de Câmara de Klaipeda (cidade lituana). O Gato, como solista convidado, foi projetado em uma grande tela de vídeo atrás dos músicos.

Notícias do concerto foram transmitidas em todo o mundo!


 


Você pode ler mais sobre esta parceria única em www.catcerto e www.ravenswingstudio.com.

Nenhum comentário: