20 de set. de 2009

Gato alado, ou Katu Hegalaria



Bom, nas minhas pesquisas sobre gatos alados, descobri um grafitti de gato alado basco. Por dedução, katu hegalaria é o mesmo que gato alado. Este deve ser um cartaz, tem endereço em Montmartre, França, e deve ser de alguma loja, talvez... Mas que língua esquisita, né? É que os bascos são considerados o povo mais antigo do continente europeu. Seus ancestrais viviam na região, que ainda hoje ocupam seus descendentes, desde 8.000 a.C., mantendo-se desde então como uma etnia à parte. O território da Espanha foi invadido por romanos, mouros e visigodos, mas a população basca manteve-se resistente com relação à imposição dos costumes, idioma e tradições, lutando sempre pela total independência econômica, política, social e territorial. No século 9 da era cristã houve a formação do Reino Basco de Navarra (Reino de Castela), na região dos atuais territórios fronteiriços entre França e Espanha. No século 16, uma parte do território de Navarra foi anexada à França e outra à Espanha, ficando o povo basco dividido entre os dois países. Lá também tem o grupo ETA que são chamados de terroristas, mas que não deve ser bem assim... afinal para manter a língua até hoje, só com muita luta por sua soberania! A língua basca ou euskera, é uma lingua isolada, não há tradução possível pelo google (ainda, dizem eles). Fuçando, encontrei este blog http://animali.blogsome.com/ onde dá para se ter uma idéia de como se escreve em euskera. Agora, falar deve ser outros quinhentos! 

O katu é lindinho!

Mais postagem: http://coisasdeada.blogspot.com.br/2009/08/gatos-alados.html

5 comentários:

Elenara Stein Leitão disse...

Ada querida !
Estive ocupada com visitas familiares no findi, desculpe não ter vindo antes, mas passei mais tempo no mundo real...Adorei o novo lay-out ! Coisa mais boa renovar, e ainda mais quando o resultado fica assim, aconchegante e bonito !
Parabéns !
beijos

Coisas de Ada disse...

Elenara,você faz falta mesmo por aqui! Minha companheira número um no mundo blogueiro. Fico muito satisfeita que tenha gostado no novo visual, sua opinião é relevante para mim. Beijos e boa semana!

Elenara Stein Leitão disse...

Obrigada querida ! Eu adoro passar por aqui.
Vou te recomendar um post bem legal.

http://sombrasnacaverna.blogspot.com/2009/09/o-segredo-de-tesla.html

Beijos

Yumi disse...

^^


Adooorei a imagem, bem fofinha!!! E já aprendi algo hoje! O blog da Ada tbm é cultura! \o/


Bjaum e om começo de semana para vc.












x]]~~

Yumi disse...

Tem mais selinho pra vc no meu blog xD