5 de out. de 2009

Sabiá-laranjeira, o pássaro dos poetas!

5 de outubro é Dia da Ave!

E o sabiá-laranjeira é a ave símbolo do Brasil. Um canto que sempre me chamou atenção pela cidade de Sampa. Certa época, trabalhei digitando o jornal  "A Classe Operária" e passava as madrugadas no computador. Era a verba extra que pagava o consórcio desse mesmo computador em que fui a primeira contemplada. Me fazia companhia um sabiá-laranjeira, que morava alí por perto, lá pelas 4 da manhã já se anunciava, me tirando da solidão e do sono, me avisando que o dia já vinha, com seu canto inundando meu coração, um canto que chega a ser triste, sem se-lo. 

Eles vivem soltos e aos montes em nossas escassas árvores. A escolha dele como nosso símbolo, teve vários aspectos, pois não é só beleza, ou só trinado mais harmonioso o que conta para ser ave-símbolo de um país. É preciso fazer parte da cultura, do folclore, ter presença na literatura, na poesia, na música e viver perto das pessoas. O sabiá se aproxima das pessoas, é um companheiro do homem que vive no campo ou na cidade. Uma ave-nacional deve ter o contato com o povo. 

O sabiá tem também a qualidade do som. Não existem dois sabiás com a mesma música. O som dele é mais auditivo aos nossos ouvidos e está dentro da faixa auditiva mais agradável e se assemelha ao som de uma flauta. Na primavera, é o primeiro canto que se ouve, antes mesmo de clarear o dia. Citado por diversos poetas como o pássaro que canta na estação do amor, ou seja, primavera. Foi imortalizado na “Canção do Exílio”, de Gonçalves Dias, juntou-se oficialmente aos outros quatro símbolos nacionais: a bandeira, o hino, o brasão de armas e o selo, tendo a mesma importância deles na representação do Brasil desde 3 de outubro de 2002. Interessante, não?


Ouça aqui um sabiá. Eles começam a cantar bem antes do amanhecer e vivem 30 anos! Pode ser atraído com frutas e ração de cachorro...



Um comentário:

Yumi disse...

^^


Que legal! Eu pensei q a ave símbolo do Brasil fosse a ararajuba. xP Saudades de passar por aki xD


x]]~~