23 de out. de 2010

Partitura dos pássaros ou Birds on The Wires

Uma foto de pássaros, pousados nos fios de luz, inspiraram a composição de uma melodia suave e feliz.



A imagem foi capturada por Paulo Pinto em um dia de férias com a família em Santana do Livramento (RS), em 2009. Depois, foi enviada para a sessão "Cenas da Cidade" do Estado.

Foi o olhar sensível do músico paulistano, Jarbas Agnelli que quando viu a imagem lhe "soou" como música. A disposição dos pássaros simularam as notas numa partitura que exatamente continham 5 fios análogo às 5 linhas da partitura.

Recortou a foto publicada no Estado e, naquela noite de setembro, no estúdio de sua casa, começou a compor com base nas notas que enxergou na imagem. O
 tempo e ritmo é criação dele.

A repercussão foi ainda maior depois que Agnelli postou o vídeo que teve mais de um milhão de acessos e acabou indo parar no concurso da Bienal de Video Criativo.

Uma grande festa no museu Guggenheim de Nova York marcou o anúncio dos escolhidos da primeira edição da "YouTube Play - Bienal de Vídeo Criativo". Entre os 25 trabalhos selecionados - de 23 mil inscrições vindas do mundo todo -, está o vídeo de Agnelli intitulado Birds on The Wires.

O vídeo mostra os 38 pássaros pousados em cabos de alta tensão. A posição das aves forma uma partitura com notas que foram musicadas. A música foi executada pela Orquestra Sinfônica do YouTube e é realmente muito bonita.

Dizem que não há pioneirismo. O importante não é o fato de que outros já fizeram isso. Mas sim a ideia de faze-lo sem saber que alguém já o fez. Isso é poesia. Inspira! Todos aqueles que fazem algo baseado em sua própria inspiração, não deixam de ser pioneiros. É o máximo poder transformar e reeditar a vida, e realizá-la em forma de arte que sempre será única e transformadora, mesmo existindo em outras interpretações e formatos. Restou uma curiosidade: Que pássaros serão? Que melodia cantam?

Nenhum comentário: