scarecrowbydraganm |
Para trabalhar como secretária, fiz o curso na ASSIM, Associação Cristã de Moços. Lá eu trabalhei durante quatro anos e fiz o curso em dois, imagine que aprendi a Taquigrafia, coisa feita, ou melhor, escrita de sinais, estudei o inglês comercial. E depois fui trabalhar numa firma norte-americana chamada Union Carbide, aqui no Brasil situada na via Anchieta, com o nome National Carbon.
Foi uma bela época da minha vida. Tive três cargos lá, Secretária do Departamento Pessoal, de Relações Industriais e Secretária da CIPA, este era um órgão de assistência de proteção ao funcionário, quando chegava uma máquina nova no departamento da fábrica era necessário chamar os técnicos para saber qual o perigo que ela podia ter para o funcionário. Aqueles tempos, idos de 1958, quando ia começar a trabalhar passávamos uma semana em cada departamento. Daí, nos tempos presentes eu não sei se alguma firma, escritório ou mesmo fábrica procede assim como a tal National, àquela época era horrível trabalhar em firmas que não fossem norte-americanas.
Agora vamos falar dos meus pais que vieram para o Brasil em 1925, estavam na capital da Lituânia, lá começaram a ver cartazes do Brasil, dizendo que no mesmo o ouro corria pelas rua, e as pessoas que viessem para cá (Brasil) ficariam logo ricos.
Quem é que não ficaria entusiasmado com essa proposta? O socialismo tinha se instalado em 1917 na Rússia e logo chegaria lá, e eles não queriam viver nesse regime, pois, eram meio abastados (não quero dizer ricos), então vieram para cá, tiveram a infelicidade de aportar no estado de São Paulo, com isso indo diretamente para Ribeirão Preto, uma fazenda de café, algodão, e lá foi lhes dado uma tapera de pau à pique, o chão de terra não tinha fogão, nem mesa, cadeiras, camas, etc.
Amanhã, escrevo-lhe a odisséia dos meus pais aqui no Brasil, eles e três filhas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário