21 de abr. de 2012

Tokuhiro Kawai ou 川 井 徳 寛; um surrealista que pinta gatos


Tokuhiro Kawai





De Gatos e outros bichos de Tokuhiro Kawai


Hoje conheci o Tokuhiro Kawai, um pintor que é considerado surrealista. Seus desenhos me lembraram de um tempo na escola em que uma professora colocava desenhos muito cheios de detalhes e nossa tarefa era escrever sobre aquela cena. Adorava essa aula. Os desenhos de Tokuhiro são assim, inspiradores a sonhar, imaginar, escrever histórias. Suas obras têm história de conto de fadas, muito mágicas, inclui romantismo, delicadeza e beleza. Surpreende e emociona com personagens coloridíssimos e imaginativos. 


Ele adora animais, demonstra carinho por eles através da técnica óleo sobre tela e tem um dom especial para pintá-los: são flamingos, corujas, raposas, pássaros diversos, tartarugas, coelhos, cavalos, pelicanos e gatos!

Os gatos são retratados imperiais, soberanos, sempre servidos por anjos e sempre poderosos. São reis usando uma coroa ou sendo cerimonialmente coroados. São auto-confiantes e demonstram altivez e personalidade. São retratados como conquistadores e deuses. Com grandes olhos brilhantes e pêlos sedosos, os gatos parecem ser o seu favorito. Em uma de suas pinturas há um gato no topo uma coluna clássica com sua caça agarrada, é um anjo, como fosse um pássaro.

Conhecendo a personalidade dos meus gatos acredito que a interpretação dele sobre a psicologia felina é perfeita!


(clique no slide para ver o álbum)


Tokuhiro Kawai, em 1971 nasceu em Tóquio. Em 1995 fez Bacharelado em Artes Plásticas, na Tokyo National University of Fine Arts and Music, Tóquio, Japão. 1997 : Master of Fine Arts, Tokyo National University of Fine Arts and Music, Tóquio, Japão e em 2008 participou da Feira de Arte de Tóquio.


Alguns pintores surrealistas, para servir de parâmetro sobre o estilo, são Frida Kahlo e Salvador Dali. Se quiser uma aulinha sobre surrealismo, assista aqui:

2 comentários:

Luis Alfredo Moutinho da Costa disse...

Querida Ada,
Amo e admiro (duas coisas diferentes) gatos (tenho dois). Não conhecia o pintor. Achei a composição surrealista interessante, mas os gatinhos são retratados de forma hyper-realista, que não é a minha preferida. Gosto mais dos gatos expressados, por exemplo, por um Adelmir Martins ou um Crislim (veja este em http://davincigallery.net/art/titlePage.do?tab=title&subtab=title.list&titleId=2035)
...e o poemeto do Gullar é ótimo
Forte abraço... sempre curtindo seu blog

Coisas de Ada disse...

Ah! Obrigada pela imagem "cubista", é um outro estilo de pintura também interessante. Essa, em especial, é muito meiga, gostei das cores usadas pela Crislim. Até mais..