“Se deixou levar por sua convicção de que os seres humanos não nascem para sempre no dia em que as mães os dão à luz, e sim que a vida os obriga outra vez e muitas vezes a se parirem a si mesmos.” (Gabriel García Márquez, em "O amor nos tempos do cólera")

07/05/2012

O concerto dos Gatos vira-latas Russos


Na TVBus, que há em alguns ônibus, vi que hoje, 7 de maio, é o "Dia do silêncio". Há dia para tudo nesse Brasil! Esse, ao menos, não é comercial e a propaganda foi bem criativa orientando ouvir música com fone de ouvido e a falar ao celular discretamente. Em boa hora essa data, urge reeducar as pessoas que usam transporte coletivo a respeitar o outro. Mas, diante de tanta agitação da cidade grande, difícil conseguir algum silêncio... 


Oportunamente, encontrei esse vídeo que foi feito exatamente para propagandear a preservação do silêncio, e olha só, era um programa educativo na União Soviética!


Esse vídeo foi feito em 1986, e é uma animação stop-motion, ou seja, desenhada à mão e depois com seus recortes é feito uma colagem. Os gatos vira-latas russos tentam fazer seu concerto sobre o telhado mas são impedidos diante de tanto barulho na cidade. No final do desenho, há um serviço público de anúncio conclamando as pessoas a preservarem o silêncio, e parece que passavam na televisão como propaganda educativa. 


Então, na Russia ou no Brasil, viva o Dia do Silêncio!

Nenhum comentário: