23 de mar. de 2013

Manjericão: as bruxas tomavam o suco antes de voar

O cheiro do Manjericão

Pena que não posso postar o cheiro do Manjericão...

Um vaso na porta de casa afasta o negativo

Hoje comprei um maço generoso e me senti feliz com o cheiro da folha esmigalhada nos dedos. Ele dá uma energia nova na gente! Além do sabor especial que dá aos molhos, acrescentar manjericão em peixes e legumes traz um sabor delicado e estimulante ao prato.

Para ter uma ideia de seu poder, diz-se que as bruxas bebiam meia xícara de suco de manjericão antes de voarem...

Minha intenção era apenas tomar o chá de manjericão e ganhar uma de suas propriedades difundidas pelas bruxas: “Age como pacificador e integrador na família, daí ser chamado de erva da harmonia.” 

Bem, mas além do chá, caberá bem no almoço de amanhã, domingo, uma Farofa de manjericão que é de dar água na boca! Como vou fazer:

Farofa de manjericão

Ingredientes a olho e no bom senso:

Azeite, cebola, alho, manjericão e sal a gosto. Refogue-os e acrescente farinha de mandioca misturando bem. Não é preciso torrar muito, depois de levemente aquecida a farinha, desligue o fogo. Uma delícia para comer com um peixinho assado.

Fui descobrindo mais coisas sobre a tal erva poderosa!

Manjericão é bom prá saúde

O Manjericão (Ocimum Basilicum) é uma erva muito utilizada na Itália, sendo ingrediente essencial para a elaboração do molho pesto. O manjericão é conhecido desde a antiguidade pelos indianos, gregos, egípcios e romanos.

Possui compostos altamente antioxidantes que protegem os vasos sanguíneos contra danos causados pelos radicais livres, ajudando a evitar que estes provoquem a oxidação do colesterol na corrente sanguínea. Um dos componentes presentes apresenta ação anti-inflamatória semelhante à aspirina e pode aliviar a dor de artrite e trazer conforto para síndrome do intestino irritável.

Manjericão reduz colesterol ruim

Para minha saúde o manjericão cai bem, além de saboroso, pode trazer benefícios na redução do colesterol ruim, controle da glicemia e na prevenção e tratamento de distúrbios crônico-degenerativos, pois ele tem ação antibacteriana; auxilia na desintoxicação; tem alto teor de luteína e zeaxantina benéficas para os olhos; tem boa fonte de Magnésio que melhora do fluxo sanguíneo; é fonte de vitamina C, potássio, ferro, cálcio e betacaroteno. E para a minha asma! Caramba heim? A ervinha é perfeita para mim!

Manjericão pode ser congelado

Se tiver bastante Manjericão e quiser congelar para usar gradativamente, no seu dia-a-dia, anote essa dica:
- Retire as folhas dos caules e descarte os talos.
- Lave e seque as folhas.
- Encha a bacia de um processador ou liquidificador com as folhas da erva.
- Pulse até que as folhas fiquem bem picadas.
- Adicione uma colher de sopa de azeite.
- Continue pulsando. Se necessário, adicione mais azeite até que o manjericão fique umedecido.
- Usando uma colher, encha formas de gelo com pasta de manjericão.
- Congele durante a noite.
- No dia seguinte, remova os blocos congelados da forma e embale em sacos de congelamento, retirando todo o ar.

Manjericão: Erva Mágica!

Ele é envolto de cultura espiritual e simbologismos, sendo, inclusive, considerado sagrado entre alguns povos hindus. Está relacionado com sentimentos de ódio, amor e luto, mas com certeza é mais amplamente conhecido pelos seus poderes culinários.

Em casos de estresse, exaustão e sintomas relacionados a eles, como dor de cabeça, indigestão, tensão muscular, nevralgias; ou de falta de memória e de concentração, o manjericão funciona como tônico. A ação da erva é tanto anti-séptica quanto desintoxicante, ajudando o organismo a se restabelecer de todo tipo de infecção.

Voltando para o chá de Manjericão

O chá quente reduz a febre e o muco no peito e no nariz, aliviando os sintomas de gripes, resfriados, congestão, tosse e dor de garganta. As propriedades relaxantes agem nos tratos digestivo e respiratório e podem diminuir as cólicas, a prisão de ventre e a náusea e atenuar afecções como a asma e a tosse seca. Coloco um punhado de folhinhas num litro dágua e deixo em infusão. É só ir tomando...

Plantando o Manjericão

Deve-se cultivá-lo sob sol pleno, em solo fértil, bem drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. Pode ser plantado em vasos, ou diretamente em canteiros adubados. Suas pequenas flores atraem abelhas e o lugar ideal para o plantio do manjericão é próximo a cozinha, onde ficará disponível ao cozinheiro. Não tolera frio, geadas ou calor excessivo. Aprecia o clima subtropical, tropical e mediterrâneo. Não suporta muitas colheitas subseqüentes, exigindo o replantio. Multiplica-se facilmente por estacas de ponteiro, postas a enraizar na primavera ou por sementes. Descobri que existem diversos tipos e variedades da erva (Nariz adentro). Também dizem que um vaso de Manjericão na porta de entrada afasta energia negativa.

Manjericão combate espinhas

Bendito manjericão ! Eficaz em muitos casos de pele oleosa ou mista e é só cozer algumas folhas de manjericão e depois de retiradas as folhas, beber um copo dessa infusão em jejum, isto porque o manjericão tem propriedades anti-sépticas, (desinfetantes) que ajudam a combater as bactérias que estão na origem das acnes e pontos negros da pele. Ameniza comprovadamente a acne inflamada!

Escalda-pés com Manjericão

Entre bruxarias e ciência, o Manjericão não perde para nenhuma... No final da noite, sou capaz de fazer um  escalda-pés de manjericão,  já que ele transmuta a energia agressiva, transformando-a em vontade e força para brigar por coisas mais importantes como metas e ideais. Ajuda a brigar pela vida e pelas coisas que nós queremos. (Mulher Verde)

E pra completar, um Banho com Manjericão!

Banho de manjericão by João Nogueira e Paulo Cesar Pinheiro on Grooveshark

Salve o Manjericão!


Fonte: Mulher Verde, Carolina Baccei, e outros artigos na internet.

3 comentários:

Anônimo disse...

Amei suas propriedades e já tenho um vaso enorme de manjericão na minha cozinha!!E vou consumi-lo muito mais de agora em diante!Obrigada pelas ótimas dicas!!!

barbabranca disse...

Pode-se tomar chá ou sucos com manjericão todos os dias?!

Unknown disse...

Adoro o cheiro, tenho vários vasos na cozinha.