19 de mar. de 2009

Como recuperar as postagens excluidas do Blog

Na busca por ajuda de como recuperar as postagens que excluí, sem querer, quando estava editando os marcadores, li vários depoimentos de blogueiros aflitos que cairam na mesma armadilha que eu. A "armadilha" está descrita na postagem anterior. Nessa busca de solução para a minha tragédia, descobri que a única saída para recuperar os textos é em "cache". O Blogger não salva nada seu em arquivo.

O caminho das pedras

Primeiro passo: digite o nome do seu blog + o titulo de sua postagem lá na busca do google. Ah legal! Apareceu a postagem e clicando em "cache" consigo ve-la como era na data da publicação. Dai vem o seguinte problema: mas como lembrar de todos os titulos de suas postagens? No meu caso, exclui 100 e tra-lá-lá, com imagens inclusive, ficaria dificil lembrar de todos titulos das postagens.

Então observei que no resultado da pesquisa meu blog apareceu um site que organiza os blogs do mundo inteiro. É o Techonorati. Achei um link chamado: Coisas de Ada on Technorati

Technorati é um motor de busca de Internet especializado na busca por blogs e faz concorrência às ferramentas de busca de blogs do Google e Yahoo. Em Julho de 2006, a quantidade de blogs cadastrados no site ultrapassou a barreira dos 50 milhões, e cerca de 70.000 blogs são cadastrados no site diariamente. O site foi criado em 2002 por David Sifry e sua sede está localizada na cidade de San Francisco, Califórnia.

Curiosidades à parte - depois você fuça mais - ao clicar nesse link feeds.technorati.com/blogs/coisasdeada.blogspot.com , todas as minhas postagens apareceram em ordem cronológica, com título e lead. Tudo organizadinho e bem apresentado visualmente, inclusive a imagem do blog, dos meus seguidores, enfim, ficha completa! Foi o que me salvou. Por ai eu consegui saber todos os titulos. Ele te dá inclusive o link da sua postagem, mas, claro, como a postagem foi excluida, o link não te leva a lugar nenhum. Sabendo todos os titulos, fui digitando no google o nome do blog + titulo, um por um, e consegui abrir em "cache" e copiar a postagem na íntegra! 

Ufa! Deu trabalho, mas valeu a pena! Ainda bem que tem alguém organizando a casa! E aprendi mais uma da blogsfera. Não sei se conseguirei recuperar as 100, mas alguma coisa conseguirei. Agora, cópia de tudo! Fique atento! Boa sorte para você que fez a mesma bobagem...

6 comentários:

Altair Freitas disse...

Salve, Ada!
Que bom que conseguiu recuperar. No blog, na maior parte das vezes, escrevemos no momento de inspiração, sem muito planejamento e normalmente diretamente nele, sem o clássico "digita no word, recorta e cola". E perder coisas assim, feitas no "quente", no momento, mas que expressam sentimentos sensações daquele momento exato, é muito, muito chato mesmo!
Felicitações pela retomada...e obrigado pelo ensinamento!

Elaine Zuccaro disse...

Oi,Ada! Parabéns pelo blog!!!!
Estou aqui passeando por ele e me divertindo pra caramba!
Adorei sua seleção musical. Estou digitando e ouvindo a colega Sarah Brightman... hehehe

Gostei da estética e principalmente do conteúdo, que não é uma característica fácil de achar nos blogs.

Pode estar certa que sempre visitarei seu `cantinho´...

Um grande abraço!
Elaine Zuccaro

Laila disse...

Eu não consegui e eu to ficando loca! Me ajuda pelamor D:

Newton Almeida disse...

Obrigado pela dica, vou tentar recuperar postagens que exclui conscientemente e mais tarde me arrependi. Desejo muito a você e a todos que ama !

Newton Almeida
MEIO AMBIENTE RIO DE JANEIRO
http://www.limpezariomeriti.blogspot.com

Unknown disse...

Oi flor,
Perdi 3 postagens do meu blog com a atualização do bloggger ontem e não consegui recuperar, poderia me dar mais detalhes de como vc fez?
Obrigada!

Lucas Lopes Spinkers disse...

Poxa nem da PRA um fazer isso, um hacker me hackiou e deletou mais de 2 Mil postagens... :/