26 de out. de 2009

Receitinhas deliciosas de Leites Vegetais




LEITE DE AVEIA





(Aveia é rica em fibras e contribui para o funcionamento intestinal. Auxilia na redução do colesterol. A necessidade é de 30 gramas de aveia por dia). 

100 ml de aveia prensada (laminada ou flocos grandes)
1 litro de água
sal marinho (à gosto)
mel, melado, açúcar mascavo ou demerara (à gosto)
Esquente 1 litro de água até ferver.
Após a fervura, desligue o fogo e, caso queira saborizar o leite de aveia, acrescente chá em sachets ou ervas (exemplos: canela, hortelã, camomila, erva cidreira, maçã seca, etc; desta forma aguarde mais cerca de 3 minutos até a infusão estar pronta).
Despeje então a água quente sobre a aveia prensada apenas na quantidade pra cobri-la, e deixe de molho durante cerca de 10 minutos.
Bata a aveia e a água quente no liquidificador até dissolver toda a aveia. Acrescente então mais água até completar 1 litro (com menos água torna-se mais consistente a bebida; com mais água torna-se mais rala) usando água quente ou gelada (a gosto). Bata novamente, passe no coador, e está pronto o leite de aveia.

LEITE DE AVEIA COM GERGELIM

200 ml de aveia em flocos grandes (prensada ou laminada).
20 a 40 ml de gergelim descascado.
Esquente cerca de 300 ml de água mineral quase até ferver e coloque sobre a aveia e o gergelim, aguarde cerca de 10 minutos para os grãos amolecerem e absorverem a água.
Bata então no liquidificador, adicionando água se estiver seco. Quando estiver tudo bem moído, adicione mel e uma colher de chá ou uma quantidade à gosto de sal marinho pra equilibrar o sabor, e vá adicionando água até completar 1 litro e meio.
Pode coar ou não. Desejando mais ralo adicione mais água ou faça com uma proporção um pouco menor de aveia e gergelim descascado.

LEITE DE GERGELIM





(Como toda boa semente oleaginosa, o gergelim é rico em minerais e oligoelementos, especialmente cálcio, fósforo, ferro, magnésio, cobre e cromo).

2 xícaras de água
4 colheres de sementes de gergelim
Deixe as sementes de molho na água por mais ou menos 3 horas. No liquidificador bata por 3 minutos e coe.

LEITE DE COCO






1 xícara de coco fresco ralado
1 ½  xícara de água filtrada morna
Bata no liquidificador, até a mistura ficar bem homogênea. Passe por uma peneira forrada com um pano de algodão bem fino. O leite de coco pode ser armazenado em geladeira por até 48 horas.

LEITE DE CASTANHA DO PARÁ





 (A castanha-do-pará é riquíssima em selênio. Ele se liga a algumas proteínas já existentes em nosso corpo para formar enzimas antioxidantes. Uma castanha por dia eleva em 65% o teor de selênio no sangue. Para uma criança é suficiente ½ castanha por dia!)


1 litro de água fervendo
1 xícara de castanha-do-pará
2 colheres de mel
1 colher de chá de sal
1/2 xícara de aveia
Acrescente a aveia na água fervendo e deixe no fogo por uns 3 minutos. Desligue o fogo, espere a água atingir a temperatura morna  (teste nas costas da mão), acrescente a castanha e bata no liquidificador. Coe numa peneira fina e tempere com uma pitada de sal e doce a gosto. Pode-se bater esse leite com banana e o doce fica por conta da fruta.
Esse leite é rico em proteína e o processo de bater a castanha em água aquecida (nunca em ponto de fervura) mantém a sua integridade.
Os resíduos do leite podem ser usados em receita de bolacha ou bolo.

LEITE DE ARROZ




1 xícara de arroz cru e lavado
2 xícaras de água
Deixar de molho por 4 horas.
Bater por 2 minutos e coar.

LEITE DE GIRASSOL





(Girassol protege das doenças cardiovasculares e ajudam a manter os ossos fortes . É rica em magnésio. O mineral  ajuda na formação do esqueleto e combate a osteoporose. Necessidade é de 420 miligramas dia).

½ xícara de semente de girassol germinada ou hidratada (que ficou de molho em água);
1 copo (200ml) de água mineral
Bata as sementes com água no liquidificador e coe.

LEITE DE GIRASSOL COM AVEIA
(Riquíssimo em cálcio e ferro):

2 xícaras de semente de girassol com casca
1/2 xícara de aveia em flocos grossos deixada de molho em 1 xícara de água por pelo menos 15 minutos
4 xícaras (chá) de água + 1 e 1/2 xícara (chá) de água
1 pitada de sal
1 colher (chá) de melado
Escolha e lave as sementes de girassol, passando por uma peneira e escorrendo toda a água. Deixe secar naturalmente ou aqueça uma panela e passe as sementes até elas secarem e a casca começar a ficar quebradiça. Coloque no liquidificador com 4 xícaras de água e coe (esprema bem). Reserve.
Leve a aveia com a própria água do molho e mais o restante ao liquidificador. Bata e coe.
Misture os dois leites e leve ao fogo mexendo até uma pré fervura. Desligue, deixe esfriar, acrescente o melado e o sal e conserve em geladeira (esse aquecimento do leite confere uma textura mais aveludada por conta da aveia, mas é opcional). Sempre agite antes de servir.

LEITE DE AMÊNDOAS







1 xícara de amêndoas sem pele
4 xícaras de água gelada
Para facilitar o descascamento das amêndoas coloque-as em água quente por 5 a 7 minutos.
Misture todos os ingredientes no liquidificador até que forme uma mistura homogênea. Coe num pano fino ou coador. Pode adicionar um pouco de passas, baunilha, ou açúcar para dar-lhe um sabor diferente (opcional).

LEITE DE AMÊNDOAS COM CANELA e GENGIBRE
(Estimulante!)


1 copo de Leite de amêndoas
Meia colher de café de suco de gengibre ralado
1 colher(de café) de canela em pó
Melado ou açúcar mascavo
Misture bem todos os ingredientes e aqueça em fogo muito brando, por poucos segundos.

LEITE DE LINHAÇA





(A semente do linho é capaz de impedir o crescimento do câncer de mama. A casca, bastante resistente, pode passar intacta pelo aparelho digestivo e aí as substâncias benéficas ficam impedidas de sair. Então é preciso batê-la  e comer em seguida  porque a linhaça é muito suscetível à oxidação. Destaca-se em vitamina E. Em ômega-3 e ômega- 6, atuando em perfeita harmonia. Essa dupla  garante a saúde cardiovascular, ambos atuam na redução do LDL, o mau colesterol, responsável por estragos nas artérias. Ela praticamente faz as vezes do estrógeno, ao se ligar a receptores celulares, a lignana funciona como um falso hormônio).




Use 10 colheres de sopa da semente
4 copos com água
Deixe as sementes de molho por doze horas. 
Bata no liquidificador as dez colheres (sopa) de sementes para quatro copos de água.
Coe em peneira fina, duas ou três vezes. Consuma imediatamente.
A linhaça forma uma mucilagem que difere dos outros leites. Mas é nesse creme que estão todas as suas propriedades. Puro, adoçado com mel ou batido com mamão, banana ou ameixas pretas. O leite de linhaça também pode ser servido sobre salada de frutas ou ser levemente aquecido para tomar antes de dormir. Possui leve efeito laxante, tonificando os intestinos.

2 comentários:

Elenara Stein Leitão disse...

Uau !!!! Que delicias ! São de guardar, provar e se deliciar.
Bjos

Coisas de Ada disse...

Meu amigo Duve mandou um email dizendo que o leite de aveia (só aveia, sem outros ingredientes) é excelente para limpar e proteger couros. Ele próprio usa nos bancos do carro e nos seus casacos. Recomendou!